Jejum de Daniel

55

Vamos começar o nosso papo de hoje lendo esse versículo que está em I Coríntios 6.12:

“Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada domine.

Essa semana, deixei um espaço no meu Instagram e na página Estudante Blindada, no FaceBook, para que vocês pudessem expor perguntas ou dúvidas do que pode ou não se fazer durante o período do Jejum de Daniel. Li todos os comentários e achei que algumas perguntas foram bem interessantes, outros comentários bem engraçados! Rs Mas antes de esclarecer esses dilemas, vamos conversar um pouquinho

As vezes você pensa: “Nossa! Tudo bem! Estou nessa fé! Mas como vou fazer com meus estudos? Tenho tanta coisa para estudar! Irão começar as minhas provas! Tenho trabalhos pra fazer que exigem que eu entre na internet! Será que eu posso estudar? Eu tenho que me manter informada do que acontece no mundo, devido aos meus estudos, posso continuar assistindo jornal? E ler? E a novela ‘Os Dez Mandamentos?’ Posso continuar acompanhando? Faço aniversário nesse período! Posso comemorar? Tenho uma viagem marcada, posso ir? Meus amigos me convidaram para sair, posso sair com eles? E meus familiares? Posso? Posso? Posso?!”

Caaaaalma!!! Rs Antes de eu responder todas as dúvidas, vamos deixar uma coisa bem clara: qual o propósito do Jejum de Daniel? Para que ele serve? Porque muitas se enganam e outras nem sabem! O propósito desse Jejum não é te privar de viver em sociedade! Você não é um pastor, concorda? Você não fica o dia inteiro dentro da igreja! Você, embora não pertença a esse mundo, está vivendo nele! Nós estamos! Uma das leitoras me perguntou se ela pode continuar conversando com as pessoas da escola e do trabalho dela. Aí eu fico pensando: como ela não conversaria? Só se ficasse dentro de uma bolha ou não fosse a escola e ao trabalho! Não tem como! Você vive em sociedade e há certas coisas que você deve ter bom censo! Além de ter a consciência que deve dar um bom testemunho!

Amiga, entenda, o Jejum de Daniel é um período de 21 dias em que você se dedicará ao máximo para ter um estreitamento da sua comunhão com Deus.Você deixará de fazer algo que gosta muito, ou que ocupa muito o seu tempo, para se dedicar a conhecer mais a Deus. Vou dar o exemplo de mim mesma para que você possa entender melhor Para quem me conhece sabe que eu nunca assisto televisão! São raríssimas as vezes! Por vezes, aqui em casa, ligo a televisão só para ver se ela ainda está funcionando, porque ela fica tanto tempo desligada que as vezes penso que ela deve ter ‘estragado’! Rsrs Aí chega o período do Jejum de Daniel e eu ouço lá na igreja: “Olha pessoal, nesse período de 21 dias você abdicará de assistir televisão. Não assista! Dedique-se a sua comunhão com Deus!” Como você acha que reajo a essa notícia?! “Poxa vida!! Que vida cruel!! Ficar sem a minha televisãozinha?! Não!!! Que dor! Que sacrifício!! Poxa, Deus tem que me honrar!” Ah!! Pelo amor, né! Não é nenhum sacrifício para mim ficar sem assistir televisão! Nenhum mesmo! Nem a novela ‘Os Dez Mandamentos’ que eu gostaria muitíssimo de acompanhar, eu não consigo! “O quê, Quel? Você não assiste o Ramsés?! Como assim?”

Pois é amiga! Temos que ter foco e prioridades Mas o que eu quero dizer é que só você sabe o que é sacrifício para você! Ficar sem a televisão, não me dói em nada! Agora, tira de mim o meu celular! É como se tirassem a minha roupa! (Sei que parece meio exagerado, mas é sério! Rs) Procuro estar sempre conectada! E ficar 21 dias off, nossa! Isso sim é um belo de um sacrifício para mim! Então querida amiga, você deve ver o que é Jejum para você! E principalmente: ser sincera com você mesma!! Porque Deus já sabe qual é o seu sacrifício, e você? Será que não quer se convencer para que as coisas fiquem mais ‘fáceis’? Vamos as perguntas:

– Posso estudar no período do Jejum de Daniel?

Não só pode, como deve!! Separe as coisas! Seus estudos são sua obrigação! E é dever seu continuar dando um bom testemunho em relação à eles. Não dê a desculpinha esfarrapada que está no Jejum de Daniel e não pode estudar! Essa desculpa não vai colar quando suas notas baixas chegarem

– Tenho uma viagem marcada, posso ir?

Se a viagem está marcada há um tempo, como você não vai!? Se não há como remarca-la, vá! Mas saiba que mesmo lá na sua vigem é possível você estar no propósito! “Mas Quel! Como?” Bom, suponho eu que você procura agradar a Deus, certo? Não te imagino em uma balada, por exemplo, ou num barzinho na madrugada! Então, mesmo lá (onde você estiver) procure estar conectada com Deus. Que seus pensamentos estejam voltados à Ele e suas ações prontas para servi-Lo e agrada-Lo. Imagino que uma bíblia não irá pesar muito na sua mala! Que tal levá-la também? Tenho a impressão que você irá precisar dela, ainda mais longe da igreja

– Vou fazer aniversário, posso comemorar?

Vamos supor que você esteja planejando uma festa de aniversário há um bom tempo! Você convidou várias pessoas! Está tudo programado, quando de repente: tcharaam!!! Jejum de Daniel! Simples! Seja sincera com você mesma, esse é o segredo! Se não há como desmarcar ou fazer ao final do Jejum, ou as vezes não é nem você que faz questão, e sim seus pais e familiares! Fazer o quê, amiga! Vai lá e comemore! Agora, se você quer apenas reunir sua família e amigos para jantar ou fazer um bolinho, que tal sacrificar isso agora e fazer tudo o que você quer ao fim do jejum? Será um sacrifício para você? Essa é a intenção Apenas seja sincera consigo mesma perguntaram também se podem entrar no facebook para responder aos parabéns que receberam no aniversário. Amiga, se você acha que deve isso aos seus amigos como uma forma de respeito, então entre e responda! Se fosse comigo, não acho que 21 dias faria diferença na reposta! Mas vá na sua fé! Mas novamente eu alerto! Não adianta você entrar no facebook para “responder” seu amigos e começar a ver as notificações e a sua linha do tempo, concorda? Seja sincera!!

– Posso continuar assistindo ‘Os Dez Mandamentos’? (Por favor diz que sim, diz que sim, diz que sim!!!!! Kkkkkk)

Sim! Rs há certas coisas que vão lhe acrescentar espiritualmente, e essa novela é uma delas! Mas preste atenção! É assistir essa novela!! Sem essa desculpa de: “Ah Quel, mas acho que eu assistir alguma outra programação da Record não tem nenhum problema, né? Afinal, é a Record!” Nem vou comentar nada sobre isso! Lembre-se! Seja sincera com você! Sincera!!! Caso você PRECISE assistir algum jornal para se manter informada, porque sua rotina querer isso. Assista! Não há nenhum problema!

– Posso sair quando meus amigos me convidarem!?

Amiga, vou responder essa pergunta com outra pergunta: por que você não faz um sacrifício e deixa esse passeio para outra ocasião? Não estou falando que você deve ser uma pessoa bitolada! Não é isso! Mas se começarmos a ceder em tudo, daqui a pouco não será Jejum! Abdique de certas coisas que estão ao seu alcance! Entre nós, são apenas 21 dias! O que é esse período perto de tudo o que Deus já fez por você! Sinceramente! Esse propósito é para seu crescimento! Deus não precisa de você! É você quem precisa DEle!

– Como faço com meus grupos do WhatsApp? Posso responder? E minhas redes sociais?

Esse tema seria assunto para um futuro Post, mas como a pergunta veio a calhar, já vou respondê-la. Sabem, um dia decidi sair da maioria dos grupos que tenho do meu WhatsApp. Estava vendo que não estavam me acrescentando em nada! E vou ser sincera: até grupos da igreja! As vezes você esta em mil grupos do FJ, panelinhas na sua igreja, que ao invés de te fazer crescer estão te colocando maus olhos, e fazendo você perder o seu tempo lendo aquelas centenas de mensagens que não tem nada de espiritual e te edificante! Entenda, não é porque o grupo é de pessoas da igreja, que você deve participar! Selecione melhor o que você lê. Sua mente já tem muita coisa para guardar, não ocupe-a com besteiras e infantilidades. Cresça! Amadureça! Aproveite esse jejum e reveja as suas amizades e as pessoas que você tem andado. Elas te aproximam de Deus? Ou de alguma forma você as tem aproximado da sua fé? Desconecte-se um pouco das suas redes sócias! Procure ler o que te edifica! Que tal os blogs e livros da igreja? Que tal a sua bíblia?

Amiga, lembre-se do versículo que lemos lá em cima! Você é livre para fazer o que você quiser, mas nem tudo lhe convém fazer. Na minha opinião, a sinceridade lhe ajudará a tomar as decisões certas! Não se engane e nem pense que você conseguirá enganar a Deus. Acima de tudo, dê exemplo! Principalmente aos seus familiares que talvez ainda não sejam convertidos! Não dê uma de fanática e bitolada! Se você fizer isso, acabará afastando-os da sua fé, não é isso o que você quer, ou é?

Nesse período do Jejum de Daniel, estarei totalmente off das minhas redes sociais. Não postarei nada no meu Instagram, FaceBook e nem na página do Estudante Blindada.

Há horas que a única coisa que precisamos é ouvir à Deus. E a hora chegou. Desconecte-se!!

Quel Delatorre

Anúncios

Um comentário sobre “Jejum de Daniel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s