A culpa é minha mesmo

Você já parou para pensar que todas as vezes que você não consegue realizar algo, a primeira coisa que você faz é procurar uma desculpa – mesmo que inconsciente? E perceba que na maioria das vezes nunca procuramos essa desculpa dentro de nós, mas temos a convicção de que deve ter alguém culpado pelo nosso fracasso.

“Eu não Quel! Sempre reconheço os meus erros! Não sou esse tipo de pessoa!” Que ótimo! Então não perca o Post de semana que vem 😉 Beijos!!

Mas eu sou esse tipo de pessoa, infelizmente! Acho que a maioria das pessoas é assim, não é? Quando sai algo errado ou quando não conseguimos realizar uma meta, é quase que imediato procurarmos um culpado para nos assegurar que a “burrada” não foi nossa, pelo menos não totalmente. Rs #QuemNunca?

Veja se essas afirmativas lhe soam um pouquinho familiares…

“Não tenho tempo! Como vou fazer tudo isso? As pessoas pensam que eu sou o que? Uma máquina? Como vou estudar essas trocentas matérias? Como vou dar conta de todas essas coisas aqui no serviço? E minha vida pessoal? Onde fica?”

” Não estou tendo ânimo de ir a igreja aos domingos pela manhã… Sério, tá muito tenso! Estou super cansada, estressada… Domingo tem sido o único dia que teoricamente tenho para descansar! Deus deve entender isso, vai! A Quel mesmo diz que comunhão com Deus não tem nada a ver com ir à igreja… Se ela disse, esta dito!” OI?!

“Eu como chocolate mesmo! Por que? Qual o problema? Cuide da sua vida, queridinha! Se eu ficar gorda, o problema é meu! É você que vai carregar a banha? É você que vai engordar por eu estar comendo a minha Nutella? Não, né? Então da licença!!”

“Não vou deixar de ter minhas amizades com os meninos… As pessoas são muito caretas! Tudo para elas está relacionado a namoro! Para com isso! As pessoas devem ser mais liberais! Qual o problema? Sei separar as coisas muito bem! Eu e meu amigo ficamos às vezes… Mas e dai? Nenhum de nós dois nos apegamos! É super saudável, pelo menos para a gente!”

“Qual o problema de eu ter relação sexual com o meu namorado? Já namoramos há bastante tempo e temos a pretenção de casar! Deus sabe disso!”

” Sou estudante, não posso dar o dízimo! Eu não trabalho! Oferta? Só se for daqui uns bons anos! Mal tenho dinheiro para comprar coisas para mim, quanto mais para dar na igreja… Nem falo nada!”

” Eu sei que dou conta! Não vou deixar de fazer o que eu faço. Eu sei que por vezes me sinto cansada e bastante desgastada… Mas são coisas que eu amo fazer! Não vou abrir mão! Sei que estudo e que tenho muitas responsabilidades na igreja… Mas e dai? Tenho feito para Deus! Ele vai me honrar.”

“Não consigo perdoar Fulana… Não dá! Deus sabe das minhas razões e tenho certeza que Ele me entende! Ela que me maltratou, falou o que não devia, e ainda eu que tenho que pedir perdão? Aaah tá! Negativo! Ela que aprenda com os erros dela! Não vou me submeter a essa humilhação, não mesmo!”

Tantas questões… Se identificou com alguma delas? Pelo menos te fizeram lembrar de alguma questão que há dentro de você? Pois é… Mas você consegue perceber que em todas as questões há uma justificativa para compensar o erro, o pecado, a atitude horrenda ou impensável de uma pessoa?

Vamos ao ranking daqueles que são os mais julgados e culpados pela sociedade pelos sofrimentos e perdas…

1º Falta de TEMPO

2º TPM

3º Falta de DINHEIRO

4º CANSAÇO

5º ANSIEDADE

6º TENTAÇÃO

7º ESTRESS

Amiga, você me dá a liberdade de ser bem sincera com você? Se doer, será para o nosso bem! ❤️

Amiga, pare de ficar dando desculpas! Isso te faz tão fraca! Isso te deixa tão covarde! Te deixa tão menos virtuosa!

Pense em um soldado partindo para a guerra. Se por ventura começa a chover, você imagina esse soldado falando para o seu supervisor que é melhor partirem no dia seguinte porque podem correr o risco de pegar um resfriado? Acho que não, né? Por que? Porque soldado bom é aquele que vai para a guerra, independente de qualquer coisa! Não importa se ele está cansado, não importa se está com frio, se está com sono… Nada importa mais do que o propósito de cumprir sua maior meta: vencer a guerra e voltar vivo para a casa.

O mesmo aplica-se à nós! Todas nós estamos em uma guerra. Eu não sei qual é a sua, e entendo que ela pode estar sendo muito difícil! Mas você deve reagir!! A opção de enfrentar ou voltar para a casa é sua, é opção nossa. “Mas Quel! Você não entende! Na teoria é fácil falar… Mas na prática é totalmente diferente! Por muitas vezes me sinto sozinha, como se ninguém entendesse o que passa aqui dentro, sabe? E eu me doo tanto! E o que eu recebo das pessoas? Incompreensão! Desprezo! Chega uma hora que isso cansa! Me pego às vezes chorando porque realmente não sei como proceder… Eu sei que Deus é comigo e tudo mais… Mas sabe quando você está num deserto e você não vê saída nenhuma? Pois é exatamente assim que me sinto muitas vezes, Quel… Nem sei o que pensar. As pessoas estão cada vez mais falsas, mais interesseiras… Vou contar com quem? É difícil… vou falar que é muito difícil!”

Eu te entendo, eu realmente te entendo. Posso não estar passando pela mesma guerra que a sua, mas também tenho minhas guerras, que diga se de passagem também não são nada fáceis e empolgantes! Mas sabe o que estive pensando… Muitos dos problemas que enfrentamos, são reflexo de atitudes erradas que tomamos. Quer ver?

Você tem problemas financeiros e está abarrotada de dívidas. Por que isso aconteceu? Provavelmente você foi uma má administradora do seu dinheiro, comprou o que não era necessário, não pagou as contas que deveriam ser prioridades… Você optou em não ser dizimista… (vou falar sobre o assunto de dízimo em um futuro post 🙂 ) Aí o que acontece? Obviamente você colherá aquilo que você mesmo plantou!

Você não consegue se organizar e ter tempo para tudo. Mas vem cá, cadê a sua agenda? “Aaaah não, Quel!! La vem você de novo com essa bendita agenda! Pensei que você tinha esquecido!” Há! Sqnunca, meu bem! Aqui a gente pode esquecer a cabeça, mas nunca a agenda! Rs Mas então, cadê a sua agenda? Você quer ser organizada sem uma agenda? Me explica como… “Então Quel, até comprei uma, mas não estou usando…” Tabom! Não use mas também não reclame, ok? Quando você começar a usar e mesmo assim nada mudar, aí você me chama que a gente conversa 😉 O mesmo vale para você que diz não ter tempo para fazer tudo. Sério! Eu ainda quero um dia realmente entender como uma pessoa quer ter dez responsabilidades na igreja, quer estudar, trabalhar, ajudar na casa, manter as coisas em ordem, ter tempo para o lazer, tempo para dormir bem, comer saudável, praticar alguma atividade física… Conseguir fazer tudo isso! Entenda uma coisa amiga: NÃO DÁ!!! Não mesmo!!! Você é UMA! Pare de entrar em guerras desnecessárias! “Ah Quel, mas o pastor da minha igreja conta comigo para muitas coisas… Não posso deixá-lo na mão…” Deixa eu te perguntar uma coisa: você acha que a obra é do seu pastor? Não, não é. Você acha que se um dia você morrer a obra vai parar? Não, não vai. Então pare de trazer tudo para você, como se você tivesse o controle da obra! A obra não é sua! A obra é do Espírito de Deus! Você pode ter a mais absoluta certeza que se você não for responsável por tal tribo, Deus escolherá outra pessoa para colocar no seu lugar, não tenha dúvidas disso! Amiga, você não é insubstituível! Não mesmo! Muitas (os) jovens se colocam em guerras desnecessárias! Eu fico pensando: “Meu! Sai daí! Você quer o que? Morrer de estress aos 35 anos de idade” Nossa! Isso me revolta tanto! Já fui desse tipo de querer fazer tudo e não fazer nada ao mesmo tempo, e o pior é que lá no fundo eu fazia para o homem e não para Deus. Mas lógico que eu nunca admitia isso, lógico que não! Mas o tempo mostrou que minhas intenções eram erradas… Foi quando entrei em desertos desnecessários dessa vida, desertos que poderiam nunca ter existido. Como sai? Me voltando às minhas prioridades, me voltando em buscar a Deus! Me enchi dessa fonte, pedi para que essa fonte espiritual nascesse de fato dentro de mim. Amiga, se você não tiver dessa água dentro de você, prepare-se para morrer no deserto. Não importa se você é membro da igreja a trocentos anos, se você é obreira, esposa de pastor… Nada importa! Volte-se as suas prioridades… Volte agora!

Você tem uma mágoa? Posso falar? Se você morrer, vão você e sua mágoa para o inferno. “Nossa Quel! Que indelicada!” Pois é, às vezes temos que usar a palavra nua e crua para ver se desperta! Inferno!! Você quer ir para lá? “Quel, eu não quero! Mas eu não consigo perdoar!!” Amiga, você diz que não consegue. Ok. Mas o que você tem feito para “tentar conseguir”? Você decidiu perdoar a pessoa? Você tem orado por essa pessoa todos os dias? Você tenta se aproximar dessa pessoa? Você procura olhá-la com outros olhos? Você procura entendê-la? Não? Então me desculpe, mas a questão aqui não é que você não consegue, a questão é que você não quer! É diferente! Vamos fazer diferente pelo menos uma vez na vida? “Quel, mas é muito difícil perdoar quem te fez tanto mal!” E eu estou dizendo que é fácil? Não! Não mesmo! É muito difícil!! Muito mesmo!! Mas quero que você pense em Jesus. Você imagina quantos motivos (não discutíveis) Ele teve para guardar magoa enquanto estava sendo levado para ser crucificado? Imagine se Ele guardasse magoa de alguém ali. Concorda que o Seu coração ficaria sujo? Logo, Ele iria para o inferno. Mas o que Ele fez? Perdoou. Nossa! Não sei se eu teria o mesmo estômago! É o mesmo que alguém pegar você, te bater, cuspir na sua cara, chicotear as suas costas, te machucar, te fazer sangrar até a morte, te odiar com todas as forças… E você fazer o que? Perdoar. Jesus não havia feito nada de mal por aquelas pessoas, pelo contrário! Ele APENAS estava salvando a humanidade do inferno. O que Ele recebeu em troca? Amor? Carinho? Gratidão? Não. Recebeu desprezo, ódio. Mas seus olhos não estavam fitos naquilo que era carnal, e sim no que era espiritual. Assim devemos ser, amiga. Perdoe. Não por você e nem pela outra pessoa. Perdoa por amor a sua alma! Perdoa pela sua salvação. Perdoe! Talvez essa seja a última chance que Deus está te dando para tentar te convencer disso! Não perca a oportunidade. Hoje mesmo, faça algo a respeito. Ligue, fale, procure, perdoe. Deus estará com você e tenho certeza que Ele ficará muito orgulhoso de sua atitude de fé! Perdoar não é sentir, perdoar é decidir.

A culpa dos muitos problemas que passamos não é do diabo, como muitas pessoas pensam. Sim! Ele é um derrotado! Mas não é culpado por tudo! Muito menos Deus!! Se você está passando por problemas, talvez a culpa possa estar em você mesma. Analise-se! Faça um tempo para isso. Veja quais têm sido as suas prioridades! Veja se você tem feito exatamente tudo o que precisa fazer ou simplesmente tem dado desculpas infundadas.

Amiga, não dê mais desculpas! Dê motivos para Deus te abençoar.

Quel Delatorre

Meu instragram e nossa página no Facebook 🙂

Anúncios

22 comentários sobre “A culpa é minha mesmo

  1. Nossa, Quel! Que inspiração de Deus! Falou comigo, muito obrigada.
    Que Deus te use assim, mais e mais, pra me ajudar a encontrá-Lo.
    Eu estava afastada e estou voltando, pela 1ª vez estou com todo o meu coração pra Deus…
    Seus posts têm me ajudado muito!
    Um abraço!

    Curtir

  2. Que forte, Quel!! Que forte! A parte da organização e tempo, e financeiro tem sido uma luta! Mas graças a DEUS por essas orientações! To assim… Sem saber o que exatamente escrever rs. Mas pensando em coisas para as quais estava tapando os meus olhos e devo agir imediatamente! 😀 Obrigada!! Que O SENHOR continue lhe usando! Um super beijoo!

    Curtir

  3. oi Quel!
    eu estava lendo e estava pensando, eu fiquei doente esses dias e eu não estava comendo bem e nem tomando água direito antes. Então eu fiquei doente!
    Comprei uma agenda e eu ainda não fiz o planejamento semanal que nem o seu, mas eu escrevi minhas coisas pra fazer, por exemplo: faculdade: trabalho tal, trabalho tal. Godllywood (estou no rush): ler livro tal, livro tal, etc (escrevi só algumas coisas que faltam, aí posso “ticar”e ir pro próximo livro), Outras atividades: ir no dentista, fazer planilha de gastos, etc. Assim percebi que fico mais focada e determinada.
    Eu vi que aquelas coisas q vc falou q não dá pra fazer é o q eu quero fazer,rs. Percebi que o meu objetivo de ajudar no FJU eu juntei com praticar atividade física (pro bem da minha saúde), pq eu posso participar das aulas de algum esporte do FJU e assim já estarei contribuindo de alguma forma no projeto. 🙂
    Foi bom conversar com vc!rs Beijoo!!

    Curtir

  4. Olá Quel , Tudo bem com você ? Eu espero Muuuito que sim 💟
    Estou passando aqui para disser que o Espírito Santo tem falado muito comigo aqui no seu blog #EstudanteBlindada , Que Deus te abençoe e continue inspirando para escrever mais e mais aqui no blog
    Um super Beijo 😘 e aquele abraço 🐻 🐻 🐻

    Curtir

  5. Tem razão Quel, é muito mais fácil passar a culpa para outras pessoas e outras coisas do que confessar que o erro é nosso. Dar desculpas é mais simples e alivia o peso da consciência, mas no fundo sabemos que o melhor é resolver, deixar de inventar e fazer o melhor. Excelente post!

    Curtir

  6. Forte mesmo!
    Quel, me tire uma dúvida!
    O jejum de Daniel está chegando e estou me preparando para o Enem em casa. O que faço?! Continuou estudando ou será preciso parar por enquanto?!
    Bjs :-*

    Curtir

  7. Muito bom o post um testemunho meu vou contar talvez incentive outras , é q uma das minhas desculpas era falta de tempo , eu me dedicava muito na igreja fazia td participava de, td tds os grupos eu tava : FJU, godllywood, evg, anjos da madrugada so faltava o Calebe kkkkk, mas nad feito com qualidade so quantidade quem me visse diria q eu era muito da fé, mas esse era o problema aparentemente está na fé, mas interiormente eu estava fraca, não tinha mais aqueles momentos so eu e Deus , minha comunhão e vivia sempre desorganizada em vários aspectos saúde, nos estudos e com a minha família oq era um péssimo exemplo para quem diz servir a Deus . Mas vendo seus posts e colocando em prática muitas de suas dicas, creio que inspiradas pelo Espírito Santo me ajudou muito , atualmente minha comunhão com Deus mudou completamente estou muito mais íntima do Senhor Jesus,tenho tempo para ler e meditar na palavra e aplicar na minha vida , e tenho menos responsabilidades na igreja mas naquilo que faço tenho dado meu melhor e sei q aos olhos dos outros posso n ser tão ativa, mas aos olhos e Deus creio q Ele tem muito mais se agradado das minhas ofertas sinceras. Pois isso queria lhe agradecer por ter me ajudado e que Deus lhe abençoe muito mais e a todas juntas possamos crecer e aprender cada dia a blindar nossa fé e nossos estudos 😙💪

    Curtir

  8. Quel amei o post querida, ahh confesso que algumas vezes já agi assim, mais estou aprendendo que muitas coisas que acontece apenas eu sou a responsável.. Até mesmo porque ouvi tanto mais tannnndooooo.. #infinito de reclamações de pessoas por não poder emagrecer mais não tinham a mínima vontade de fazer pelo menos uma caminhada, que está com colesterol, diabetes, ou outras coisas e apenas correm a usar a fé, más não se preocupa em ir ao médico ou fazer uma dieta equilibrada, e cortar alimentos que á prejudica, claro que é sim certo usar a fé, em tudo, mas tudo tem um equilíbrio, eu mesma uma vez cheguei a pensar que não poderia emagrecer, tinha colesterol, triglicéridos altos, estava acima do peso, mais um dia sabe que eu fiz ? Não dei desculpas e não reclamei , eu decidi emagrecer, e assim fiz dieta e cortei muitos alimentos que fazem mal
    á saúde e adivinha Quel linda :$ Emagreci 15 Quilos rsrs #Euquero #EuPOSSO Ah, são tão bons seus post, e é bom ”bater um papinho” por aqui rsrs Me sejudou ainda o post, pois sempre temos algo para mudar e obrigada por sempre ter algo a nos acrescentar que Deus te abençoe e use ainda mais. Beijinhos

    Curtir

  9. Verdadee Quelzinha muitos dos problemas são culpa de uma mesma, estou endividada e agora tenho que correr atrás.Mas isso me serviu para aprender a ter prioridades e comprar o necessário também dar preferencia para o debito.

    Curtir

  10. Eu gosto muito do seu blog. Fico ansiosas pelos posts e muitos parecem que são feitos para mim!
    Tenha certeza que você sempre terá uma leitora assídua do Estudante Blindada. Você é um exemplo para mim, Quel, de verdade!
    Deus te abençoe e continue dando essa sabedoria.
    Beijos 😉

    Curtir

  11. Oie Quel linda!! Seus post tem me ajudado tantooo, ah se vc tivesse entrado em minha vida antes, quando eu estudava, parei, por falta de recursos financeiros e por complexo de inferioridade (AFF) mas, mesmo não sendo estudante, sou uma aprendiz rsrs.. E vc tem me ensinado muita coisa, como jejuar, orar de madrugada (saiu um peso da minha costa) pois fazia da maneira errada.. São tantos posta que me ajudaram… Queria pedir pra falar sobre como ler a bíblia, sempre que pego para meditar, pareço uma barata tonta, fico pensando qual livro devo ler, como seria meditar, as vezes não entendo nada… Como ler,? Do começo? Velho testamento? Novo? Me ajuda Quel? Tenho sede do Espirito Santo e quero agrar a Ele, mas as vezes me sinto perdida… Beijos!! 😃

    Curtir

  12. Quel, amo amo amo seu blog.
    Pra mim, seu jeito resume a Igreja Universal. A senhora é dedicada, responsável, moderna, inteligente, dá um ótimo testemunho em todas as áreas, enfim…só de te olharmos vemos o Senhor Jesus. Não quero te exaltar, porque toda honra e glória são dEle, mas ontem na reunião do Godllywood aprendi a apreciar as coisas boas que Ele nos dá, então eu TIVE que vir aqui e comentar. Esse elogio já estava entalado há meses dentro de mim, mas por vergonha não comentava (vergonha de falar coisas boas. Que absurdo! ahah).
    Quel, quero que Deus te dê a cada dia mais sabedoria e loucura, seriedade e descontração, graciosidade e robustez. Que a senhora seja cada dia mais usada pelo Senhor Jesus para alcançar almas de um forma completamente diferente: falando de estudos. Se esse blog fosse uma empresa, com certeza ganharia um prêmio por inovação.
    Vou parar de falar e te deixar estudar ahaha.
    Obrigada!!!

    Curtir

  13. Quel se tenho uma amiga que passou por mal bocados com uma antiga amiga ela diz que perdoou mas hj não fala com ela e não gosta quando ela se aproxima de pessoas que estão perto dela , ela realmente perdoou ou esta evitando por não confiar mais ? queria ajuda-la pois essa antiga amiga dela se aproximou de mim não sei se me afasto ou continuo cvs com ela…não sei o que aconteceu com as duas elas não contam ….e estou confusa

    Curtir

  14. Hola querida Quel, estoy siguiendo su blog desde los estados unidos. Me pude identificar con este post, entre en la escuela y al mismo tiempo estoy trabajando tiempo completo, tambien voy a la iglesia Miercoles, Jueves, Viernes y domingo. A parte de eso comenze a ir al gimnasio y tuve que desistir. Confieso que fue muy cansativo y no consegui dar cuenta de todo. El resultado fue que en el primer semestre del college, no pase 1 materia y en el segundo semestre no pase 2 materias. Estoy organizandome para este nuevo año que comienza en Septiembre, trabajar medio tiempo para asi conseguir dar cuenta. Yo soy una perdona muy organizada pero en mi trabajo como soy la unica persona, entonces me convencieron de continuar trabajando tiempo completo. Pero ahora yo tengo que pensar en mis estudios porque el tiempo esta pasando y yo necesito terminar mis estudios.

    Muchas gracias por el post, un abrazo 😉

    Curtir

  15. Quel, a senhora é hilária 😂😂😂
    “Quer morrer de stress aos 35?”
    Poxa, eu conto os dias só pra vir aqui no seu blog! É tão diferente, tem me ensinado tantas coisas boas! Eu aaaamo como a senhora escreve, é tão descontraído, e amo também as vezes que a senhora fala a verdade na cara mesmo! 😂😂 temos que ser mais loucas assim! 😁
    Tenho tanto a lhe agradecer 💟 Graças a Deus hoje em dia temos tantos instrumentos para nos alertar e ensinar!!! Muito obrigada 💟💟💟 Toda honra e glória para o Nosso Senhor!!!

    Curtir

  16. Nossa Quel, to tipo chiclete no blog,tipo assim eu queria ser tipo aquele desenho, bem 10 rs bem10 coisas,ai entendi queria fazer um montão de coisas e acabava não fazendo nd por completo( o que me deixava um tanto quanto estressada) foi ai que eu entendi que precisava abrir mão de coisas, por coisas.
    Quel aprendi um tantão de coisas com a sr, uma das coisas que mais me chamou a atenção foi uma frase que a sr disse em um post ” ela quer ter intimidade com ele , mas não consegue falar com ele mais de 5 minutos” , essa frase foi bem um ” Ari, ta na hora de acordar , nd vai cair do céu “.
    agora la vai a pergunta ; Quel qual a receita para tds os dias viver como se fosse o primeiro dia d casamento com Deus?
    Beijinhos Florzinha……………….e o famoso abraço de urso ( ta gente to aprendendo rsrs )

    Curtir

  17. Quel , muito forte, Tenho muitas responsabilidades na obra e sinceramente não estou dando conta. Tenho meus estudos faço enfermagem e tenho que ter muita dedicação. Não posso abraçar o mundo inteiro né? obrigada pelo post um abraço!

    Curtir

  18. É Quel😥😥😥😥 você sempre tem razão. Eu passo muito por isso de “não ter tempo” fico tomando tds as responsabilidades pra mim e esqueço de viver. De cuidar de mim… Até que fazendo os desafios do Godllywood fui aprendendo que não devemos só fazer e sim: SER! Mas preciso ainda mudar muita coisa para organizar melhor meu tempo… E claro, arrumar essa agendinha ai rsrs🙈 A cada semana aprendo mais com os seus posts. Obrigada Quel, que Deus te abençoe cada vez mais!

    Curtir

  19. Por diversas vezes eu ponho a culpa na minha falta de tempo.
    Sou sincera em dizer que organização não é e nunca foi o meu forte.
    A cada post que leio que fala sobre organização vai me ajudando de alguma forma.
    Muito obrigado, que Deus abençoe.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s