A perfeccionista

Chegamos hoje ao nosso penúltimo post da maratona que iniciamos no sábado 🙂 O que estão achando? Confesso que já sinto saudades… ♥ Rs Mas nada de chororô, hein? “Nossa, Quel! Como você é dramática! Sem comentários!” Rsrs Para, né? Vai me dizer que você não vai sentir saudades dos nossos papos diários aqui no nosso cantinho? Claro que vai! Sempre aprendemos tanto juntas! Deus realmente é um lindo de ter nos apresentado! Só queria te dizer que tenho orado por vocês… Talvez você pense que sua guerra ninguém entende e que está difícil continuar… Mas posso te falar uma coisa? Quantas vezes você disse que não aguentava mais e continuou seguindo em frente… Viu como Deus é contigo? Viu como Ele sempre esteve ao seu lado? Pois agora não é diferente! Respire, confie em Deus e não desista de chegar onde você tanto sonha um dia chegar. Nada se compara ao gostinho de uma vitória com Deus, é uma delícia!! Fique firme 😉

Bem, no nosso papo de hoje vamos responder mais uma pergunta que recebi por e-mail de uma de vocês 🙂 Bora lá?

Querida amiga Quel,

Acompanho o seu trabalho como estudante blindada a algum tempo e Deus sempre fala muito comigo através dos seus posts e já me sinto super sua amiga. Porém, nos últimos tempos, tenho orado a Deus sobre algo que vem me incomodando e até sendo meio que danoso para minha vida. Sou da igreja desde criança e a minha família também, tenho o Espírito Santo mas tenho uma “terrível” mania de PERFEIÇÃO. Aí você deve pensar: como assim terrível?

Tem sido ruim gostar de fazer tudo perfeito, apesar de nem sempre conseguir, porque as pessoas a minha volta 80% não lidam com a vida como eu, isso é na faculdade que por sinal já estou me formando, na igreja, com meus amigos. Eu não queria ser assim sabe? Eu tento me policiar, minha mãe até diz que se eu continuar assim vou acabar sozinha. E infelizmente é o que eu tenho visto acontecer… Essa característica tem me feito me sentir alheia ao mundo, mesmo eu achando que estou certa. Mas as pessoas a minha volta, por serem maioria, fazem com que eu me sinta errada. Por exemplo, só agora depois de muito orar e orar eu tive forças para tomar a decisão de entrar para o godllywood, não porque eu acho as tarefas difíceis e tal, mas pelo receio que eu tenho de ter que lidar com as ACI’s tão diferentes de mim, mas o Espírito Santo tem cobrado e eu vou fazer. Se eu for fazer algo e não conseguir fazer o meu melhor me sinto frustrada. Tenho o seguinte lema: “Se não for para fazer bem feito, eu não faço”. Mas a minha volta é “O importante é fazer não importa como”. Isso faz com que eu exija muito de mim e espero que as pessoas a minha volta tenha a mesma reação, só que … você já sabe .

Eu sinceramente preciso de ajuda. Tenho 23 anos, estou me formando em medicina veterinária, mas sei que de nada vai adiantar conquistar meu sonho profissional se eu continuar sendo “a chata do tudo certinho” , “super honesta”, ” a velha”, ” a sabe tudo”…

Enfim, eu não quero ser uma ilha, mas também não quero fazer as coisas de qualquer jeito, afinal tudo o que fazemos é uma oferta a Deus.

Um super abraço e  aguardo sua resposta!

Bjinhos,

Amiga

Estava pesquisando e olha só que interessante o significado da palavra perfeito na língua grega:

  • Perfeito – τέλειος [teleios]: fim, um propósito, um objetivo, uma meta.

Guarde bem essa definição, ok?

Na bíblia, há uma passagem muito interessante que aborda exatamente esse tema. Que tal lermos juntas? Se quiser, pode pegar sua bíblia e acompanhar comigo 🙂 Que tal fazer algo diferente? Força vai! A bíblia nem está tão longe… Para de ser preguiçosa! #TôTeVendo kkkk (Brincadeira, relaxa 😉 Rs)

Está escrito lá em Mateus, capítulo 5, versículo 48. Diz assim:

Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus.

Algo que você deve entender, é que você nunca será perfeita como Deus é. Quando somos orientados a sermos perfeitos como o nosso Pai, isso significa que devemos ter por meta, propósito, objetivo nos aperfeiçoarmos em Deus, nosso Pai. Isso significa que não é nada fácil, mas temos que nos esforçar a fim que sejamos parecidos com Ele, afinal, Ele é nosso modelo, nosso referencial.

Mas um detalhizinho muito importante, é que as pessoas confundem muito a ideia de ser perfeito como Jesus foi/é, com a questão de ser perfeccionista, no sentido de ser uma pessoa chata, irritante, metódica. É só usarmos a cabeça: o Senhor Jesus é uma pessoa metódica? Ele é uma pessoa inconveniente? Ele te obriga a ser tudo do jeito DEle? Não! Pelo contrario! Ele te aceita exatamente como você é! E se um dia você quiser mudar para se parecer mais com Ele, então você o fará, porém será por livre e espontânea vontade 🙂 Não por pressão.Concorda?

“Tabom, Quel… Entendi! Mas o problema é que não sei como deixar de ser uma pessoa perfeccionista! Sei que isso me atrapalha, mas não consigo ser diferente! O que eu faço?”

  1. A primeira coisa que você deve fazer é parar de se auto mutilar. Ao invés de você ficar olhando essa sua característica como algo tão ruim, porque não se esforçar para se enxergar com bons olhos? Ter esse perfil de pessoa mais certinha não é 100% horrível! Tem sim seus muitos pontos positivos! O que você não pode se esquecer é que você deve usar esse atributo ao seu favor e não contra sua personalidade, entende?
  2. Você não mora em uma bolha – apesar de eu sempre pensar que por muitas vezes isso deve ser a melhor coisa do mundo! Rs Mas voltando! A questão é que você vive em uma sociedade, e essa sociedade é formada por pessoas e não por potinhos que você pode tirar e colocar onde quiser e quando quiser 😉 Deve haver respeito pelo seu próximo! Jesus mesmo nos ensinou isso várias e várias vezes… E você sabe disso! Respeite o mundo dos outros, respeite o olhar dos outros… Nem todo mundo é abençoado com essa visão panorâmica e sistemática que você tem! Então já que você é assim, ótimo! Aproveite para aprender com o seu próximo como ser mais flexível, tolerante… Aprenda a ver a vida de uma outra forma. Isso fará bem a você. Sua visão não é a unica certa, tá? Só para te avisar 🙂
  3. Respeite o seu próximo. Se você é mega organizada, tem toque de limpeza, é super politicamente correta, que bom pra você! PARABÉNS! Mas não cobre dos outros o que você é! Gostaria que fizessem isso com você? Não, né? Então para de fazer isso com as pessoas que estão a sua volta! Ninguém gosta de ser julgado por simplesmente ser quem é, sério! Isso irrita! É bem verdade que existem pessoas que realmente precisam mudar… Mas você ficar falando, cobrando, falando, reclamando e falando de novo, não vai adiantar nada! Pelo contrário! Essas pessoas vão querer é ficar bem longe de você – pelo menos é o que eu faria! 🙂
  4. Cobre menos de você mesma. Viva a vida de forma mais leve! Pare e pense qual é o real motivo de você se cobrar tanto e consequentemente cobrar tanto das pessoas… Olha, Jesus não é assim! Em quem você tem se espelhado para ser tão “militar”? Um dos frutos do Espírito Santo é a bondade, mansidão e domínio próprio… Você tem dado esses frutos a si mesma e para com o seu próximo? Se não, então está mais do que na hora de cuidar da sua árvore para que ela dê esses frutos 🙂
  5. Não é só você que tem a ensinar com esse seu jeito, sabia? Todos nós temos algo que podemos ensinar! Que tal parar um pouco de tentar convencer as pessoas e começar a se dispor a aprender com elas? Você pode começar a exercer isso em sua casa e até com a sua ACI do GodllyWood 😉 Experimente!

Que o Senhor Jesus seja o seu maior referencial! Procure conhece-Lo ainda mais e vejo o quão paciente, bondoso e amável Ele é! Nosso objetivo NÃO é sermos perfeitas, mas sim nos aperfeiçoarmos NEle e para Ele! ♥

Bjinhos e um super abraço de urso bem esmagatório e já cheio de saudades!!

Quel

Ps: Te espero amanhã 🙂 ♥

 

 

Anúncios

10 comentários sobre “A perfeccionista

  1. Ahh Quel… Como você é fofa 😍😍
    Te amamos 💕💕
    Obs: acho que você errou na parte do penúltimo parágrafo 👉 Nosso objetivo é sermos perfeitas, mas sim nos aperfeiçoarmos NEle e para Ele!👈 acho que quis dizer… 👉Nosso objetivo NÃO é sermos perfeitas, mas sim nos aperfeiçoarmos NEle e para Ele!👈

    Bjinhos e já estou com megalomania Saudades da maratona blindadas! 😙😙

    Quel

    Curtido por 1 pessoa

  2. Gracias Quel justamente estaba empezando a notar como ese modo de querer ser perfecta me estaba dañando. Basta voy a aprender y a buscar desarrollar los frutos que estoy dejando de cuidar. Vamos en la fe aun este año será!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Santo Deus! Quel O_O
    se eu tivesse alzheimer juraria que quem escreveu o email foi eu!!
    Meu Deus do ceu! na verdade, todo o que nossa colega escreveu no email tem escrito ANGELICA por todas partes!

    Gracas a Deus que permitiu esta oportunidade e saber que nao sou so eu quem se sente desse jeito porque na verdade por um lado, é chato de mais ser tao perfecionista e por um outro é tao bom porque tudo o que a gente faz, faz com toda a dedicacao. Olha só, tem uma coisa que na verdade no gosto de mim ao ser perfecionista: eu falo para as pessoas assim: Voce me ajuda nao me ajudando, porque olha, quando to fazendo alguma coisa e tem pessoas me ajudando mas nao o faz certinho, do jeito que eu quero, fico tao irritada que so Deus pra me aguentar!

    Obrigada pelo este post, eu sei que tem muitas coisas em mim que tem que mudar e como voce disse: “estou mais do que na hora de cuidar da minha árvore para que ela dê os frutos do Espiritu Santo”

    atte: Uma estudante perfeccionista que tem que se blindar a cada dia mais!

    Curtir

  4. Ai Quel! Eu simplesmente amo seus posts e não abro mão de fazer tempo para ler e compartilhar com minhas amigas. Que Deus continue te usando dessa forma linda! 😙😙😙💕💕💕

    Curtir

  5. rsrsrrsrs conheço alguém que era assim ( continuo achando que vc nos vê msm – as escondidas só pode kkkkkkkk) Mais ai até que chegou uma ofertinha pessoal pra mim e tive que aprender que o lugar de perfeição é só de Deus e o máximo que podemos fazer é nos aperfeiçoar ! Amei como sempre bjkinhas e aquele abraco do urso!

    Curtir

  6. Super me identifiquei com essa amiga! É que mais tenho buscado mudar.
    É o que sempre dizia: Se não for para fazer bem feito, nem faço.
    Minha mãe, falava a mesma coisa sobre minhas exigências.
    E sempre esperava mais das pessoas, por exigir tanto de mim!
    Resposta excelente, aprendi mais ainda.
    Ah e algo que mais me deu força para mudar foi o Godllywood. Cada dia aprendo que devemos ser compreensivas. Que na vida há tempo para tudo, então não adianta querer abraçar o mundo é se tornar aquela pessoa chatinha, dramática, e super exigente! E como ouvir do Bp. Sérgio Côrrea, uma das características do ouro é ser moldável, então temos que aprender com tudo e todos!
    Já estava com saudades de passar aqui Quel, havia um tempo que não conseguia acessar, mas agora sim, tudo certo. Vou continuar matando a saudade! 👏👏😍

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s