Você teme a Deus?

Ter temor de Deus é respeitar o poder e a santidade de Deus.  

Temer a Deus é uma questão de consciência. Só teme a Deus, aquele que procura (por iniciativa pessoal) formas de honra-Lo em qualquer circunstância /condição em sua vida.

A palavra do nosso Deus nos instrui diversas vezes sobre o temor do Senhor e quais os seus muitos benefícios para a nossa vida. Lá em Salmos, Ele nos diz o segredo para conquistarmos de forma prática o que a grande maioria (diria que quase que a totalidade) do mundo busca incansavelmente: a sabedoria.

Olha só que interessante:

“O temor do Senhor

é o princípio da sabedoria;

todos os que cumprem os seus preceitos

revelam bom senso.

Ele será louvado para sempre!”

Salmos 111:10

Se pegarmos a definição que lemos lá no início do texto sobre temor de Deus e fizermos uma substituição neste versículo que acabamos de ler, teríamos:

O respeito ao poder e a santidade de Deus

é o princípio da sabedoria;

Você teme a Deus?

Assim como nos relacionamentos interpessoais, no relacionamento com Deus muitas pessoas acabam confundindo intimidade com hostilidade. Aquele respeito, reverência e santidade vão se perdendo e esse espaço acaba sendo substituído frente a arrogância, “suposta maturidade” e falsa sensação de que tudo está bem, de que “nunca esteve melhor!” Mas posso te falar uma coisa? Não está! Na verdade, você nunca esteve pior! Sejamos sinceras…

Você teme a Deus?

Sempre temos tanto a pedir a Deus! Mas e você? Tem dado a Ele o que Lhe é devido? Tem observado e seguido os Seus mandamentos (de fato e de verdade)?

 Quem você tem honrado mais: os seus pais ou o pastor da sua igreja?  Quando a sua mãe te pede algo, você prontamente faz com tanta alegria como faz para o pastor da sua igreja quando ele te pede? 

 Seu senso de responsabilidade é maior com suas coisas pessoais ou com as coisas relacionadas a obra de Deus? Com qual reverência você trata  os propósitos que você faz com Deus? Você cumpre ou deixa um monte de envelope em casa? Como estão seus olhos? De que forma você tem olhado coisas simples como a unção com o óleo? Você ainda enxerga como o Espírito Santo  ou se preocupa em não sujar o seu cabelo para ele não ficar oleoso? Como você vê o altar da sua igreja? Você ainda vê como o lugar de habitação do nosso Deus e um lugar santificado para resolução de problemas ou vê como um palco ou um “encosto” para descansar seus braços ou apoiar sua bolsa enquanto está lá perto…

 Sua fidelidade à Deus baseia-se apenas em ser dizimista? Você tem sido fiel nos seus pensamentos, nos seus propósitos, nas suas promessas, nos seus votos, no seu comportamento, no seu falar, no seu olhar… Um dia, lá atrás, você prometeu a Deus ser fiel a Ele em tudo! Será que você realmente tem cumprido com a sua palavra?

 Você ama a Deus de fato ou apenas teme em ir para o inferno?

 (…) Avalie-se!!

“Quem dera eles tivessem sempre no coração esta disposição para temer-me e para obedecer a todos os meus mandamentos. Assim tudo iria bem com eles e com seus descendentes para sempre!”

Deuteronômio 5:29

Sua disposição existe apenas para pedir ou também para obedecer?

Você teme a Deus?

E essa questão sobre a obediência é uma questão de fato muito interessante, porque como muitos dizem respeitar e temer a Deus (que não conseguem ver) se não dão o digno respeito e temor nem ao homem que está lado a lado com eles?

Dizem respeitar a Deus, mas são incapazes de tratar com respeito o seu semelhante.

Dizem temer a Deus, mas não é o que mostram quando tratam o seu líder espiritual como se fosse mais um.

Dizem que amam a Deus e a Sua obra, mas por vezes tratam as coisas de Deus como meros objetos, meros ambientes, meras práticas religiosas… Talvez seus olhos não sejam mais espirituais e o temor já não mais habita em você…

“dizendo-lhes: “Considerem  aquilo que fazem, pois vocês não estão julgando para o homem, mas para o Senhor, que estará com vocês sempre que derem um veredicto. Agora, que o temor do Senhor esteja sobre vocês. Julguem com cuidado, pois o ¬Senhor, o nosso Deus, não tolera nem injustiça nem parcialidade nem suborno”.

2 Crônicas 19:6-7

Você teme a Deus?

Como lemos no início:

Temer a Deus é uma questão de consciência. Só teme a Deus, aquele que procura (por iniciativa pessoal) formas de honra-Lo em qualquer circunstância /condição em sua vida.

“Agora que já se ouviu tudo,

aqui está a conclusão:

Tema a Deus

e obedeça aos seus mandamentos,

porque isso é o essencial para o homem.”

Eclesiastes 12:13

Afinal,

Você teme a Deus?


Quel Delatorre

Anúncios

10 comentários sobre “Você teme a Deus?

  1. Sabe, Quel: você me trouxe uma outra compreensão do que é temer a Deus. Eu às vezes ficava me perguntando: como assim, pra quê ter medo de Deus? Por que Deus precisa de nosso medo em relação a Ele. Com suas palavras, eu mudo a minha concepção e compreendo melhor o sentido do temor. Com as suas colocações entendo que Temer a Deus: é sempre ter como filtro das nossas ações os Seus ensinamentos e mandamentos; cumprir os propósitos ou promessas que fazemos a Ele e honrá.lo em tudo o que fizermos. É preciso vigilância, porque às vezes parece que tememos mais ao mundo e o que as pessoas vão pensar, do que a Deus e o que Ele irá pensar da nossa conduta.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Falou muito comigo! Me identifiquei com muitas dessas atitudes e vou mudar! Muitas vezes a gente vai perdendo a visão espiritual da coisas e nem se da conta disso, principalmente nas coisas simples… agradeço ao Espírito Santo por ter me alertado. Que Deus continue te usando mais e mais Quel…
    Obrigado e um grande abraço de urso 😍🐼

    Curtir

  3. Hola Quel! De verdad habló mucho conmigo este post…
    Me di cuenta que no estaba mirando algunas cosas con ojos espirituales y yo pensaba que tenia ese temor pero ahora sé que cosas debo cambiar para realmente ser temerosa a Dios.
    Agradezco mucho que compartas esta palabra con nosotras..
    Besos y abrazos de oso desde Uruguay ❤

    Curtir

  4. Muito forte, realmente temer à Deus, é nos simples detalhes e atitudes, falar que teme é muito fácil, mas na pratica e que temos que nos auto avaliar…
    Obrigada pela mensagem, abriu os meus olhos… Deus abençoe muuuuito

    Curtir

  5. Oi Quel,
    Estava precisamente ontem a meditar em Genesis 22, quando Deus prova a Abraão para sacrificar Isaque, Deus depois diz no versículo 12 “agora sei que temes a Deus”. Normalmente associamos esta passagem à obediência de Abraão, mas a verdade é que Abraão antes de obedecer, ele temia a Deus, por isso que ele obedeceu, e o que aconteceu depois é que não só Deus proveu o sacrifício (apareceu ali um carneiro), mas também Deus o abençoou grandiosamente. Mas a base de tudo foi o temor a Deus.

    Temor -> obediência -> sacrifício -> prover de Deus -> Benção de Deus

    E a maior benção é a salvação da nossa alma 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s