Como conciliar os Estudos com a Obra de Deus?

Oooi lindezas e lindezos!! HAHAHAHA Sério, não dá!! Rsrsrs Como eu vou me dirigir aos rapazes que acompanham o nosso blog? Aceito sugestões! Por favor!! Rrsrs

Se tem uma pergunta que bate o recorde dos recordes que recebo de vocês é essa: Como conciliar os meus estudos com a obra de Deus?

Veja se esse relato lhe soa familiar:

“Oi Quelzinha Tudo bem?!

Não sei mais o que fazer… Estou em um dilema na minha vida… Vou te explicar porque se não fica difícil de ficar adivinhando, né? Rs 

Entrei na faculdade esse ano e confesso que estou um pouco desesperada. Antes de entrar na faculdade eu era aquela obreira “pau para toda obra” e toda hora também! Eu era A obreira contada para tudo! Sabia tudo o que acontecia na minha igreja, sabia dos propósitos, cuidava de um projeto do Força Jovem, era tia da EBI, ia evangelizar com a minha tribo toda a semana, meus finais de semana eram na igreja, dia de semana eu ia na igreja quando eu quisesse… Enfim Quel… A verdade é que eu estava no paraíso e não sabia.

Entrar na faculdade sempre foi um sonho para mim… Mas nunca pensei que fosse tão difícil e ao mesmo tempo tão doido ter que abdicar de certas coisas que eu gostava tanto! O problema é que ultimamente tenho ficado muito triste… Não estou tendo tempo de ir a igreja durante a semana e tem fim de semana que eu tenho tanta coisa para estudar, tanto trabalho para fazer que fico pensando comigo mesma: ficar em casa ou trabalhar na reunião? Estudar ou ir evangelizar? Dormir ou ir a igreja? Porque sim, tem dias que estou morta de cansada! 

São tantas coisas na minha cabeça Quel! E são tantas cobranças também! Parece que as pessoas não entendem, sabe… Estou muito sobrecarregada! E também é muito estranho porque se fico em casa para estudar as pessoas já pensam que eu estou desviada, que estou perturbada… Se vou na igreja, minha família já fala que tenho que me dedicar aos meus estudos… Quel, meu ajuda! Eu sei que você me entende porque você passa por isso também… Eu tenho medo de perder minha comunhão com Deus como você sempre fala nos posts! Eu oro, leio a bíblia… Mas sinto que não é a mesma coisa, sabe? O que eu faço? Como conciliar meus estudos e a obra de Deus? Ao mesmo tempo que não quero negligenciar a faculdade que Deus me deu, como você disse em um post seu que eu li, também não quero negligenciar a consagração que Deus me deu como obreira… Espero que um dia possa me responder! Amo seus posts e amo te ter como amiga! 

Estou buscando ser uma estudante blindada!

Um super abraço de urso em você!

B.T.”

“Quel do céu!!! Essa sou eu? Porque olha… coincidência ou não, essa é a minha vida escrita! Do começo ao fim! ‘Tô’ até assustada!” Pois é… Logo imaginei… Rsrs E foi por isso que decidi falar sobre isso aqui 🙂 Bora começar mais um papo aqui no nosso cantinho? Então bora!!

Eu entendo bem essa questão de não conseguir conciliar os estudos com as responsabilidades da obra de Deus, que convenhamos, são muitas! Por muito tempo eu errei no sentido de não saber me organizar em relação as minhas responsabilidades na igreja, com meus mil projetos com o blog, por querer continuar levando uma vida de criança, sendo que agora eu já era uma universitária! Foi difícil aceitar… Tão difícil que eu simplesmente decidi não aceitar! Rs Pois é, simples assim! Eu continuei fazendo as minhas mil coisas, cuidando de outras mil coisas, fazendo uma faculdade integral, indo a igreja quando eu queria, passando o fim de semana inteiro envolvida nas coisa do grupo jovem… Enfim! Vivendo minha vida como se não houvesse provas no final do semestre! Até que as provas chegaram! E nem preciso te dizer qual foi o resultado de toda essa bagunça, né? Colhi tudo aquilo o que eu plantei! (o que é assunto para um próximo post…)

A questão é que eu sofri e estou pagando o preço de ter feito muito errado. Se eu já estou pagando esse preço, por que você quer pagar também? “Mas Quel, você estava na igreja! Estava servindo a Deus! Por que Ele não te honrou nos seus estudos?” Sim, Ele honrou! E tem me honrado! Acontece que Deus é justo! Ele faz chover, mas quem coloca as sementinhas na terra sou eu, é você! E eu colocava? Não… Estava muito ocupada cuidando dos meus próprios interesses, cuidando apenas das coisas que me davam prazer. Tive que amadurecer…

Sabe amiga (o), tudo é aprendizado! Eu não vou dizer que me arrependo, porque tudo o que aconteceu me trouxe até aqui… Mas se eu pudesse voltar, teria feito algumas coisas diferentes: talvez eu não estivesse aqui, talvez estivesse muito mais longe! E é sobre isso o que eu gostaria de falar com vocês hoje… Papo de amiga mesmo, sabe? Conselho de quem já caminhou um pouquinho a mais e tem uma visão um pouco mais ampliada de toda esse conflito de ter a responsabilidade de estudar e ao mesmo tempo esse amor em fazer a obra de Deus.

Algo que você deve entender é que ser uma estudante te coloca em uma posição diferente da maioria das pessoas, principalmente dos jovens que estão dentro da igreja! Enquanto você ficar se comparando com a vida de “Fulana” que tem mais tempo de fazer as coisas da obra, que é mais contada pelo pastor, que consegue ir aos eventos do grupo jovem, blá blá blá… Você será uma pessoa infeliz e super frustada! Entenda que você não é Fulana, e ela está plantando o futuro dela… Deixa ela! Talvez os propósitos dela sejam diferentes dos seus! Para de ficar vivendo a vida dos outros como se fosse sua! Cada um planta o que quer colher! Simples assim! Tenha personalidade e maturidade para plantar e esperar os seus frutos nascerem! Talvez demore um pouco mais… Talvez sejam mais sacrificantes… Mas eles vão nascer, amiga (o)! Saiba esperar… Enquanto você não tomar isso como verdade e não ter isso bem definido na sua cabeça, você vai sofrer! Amiga, entenda que agora, como estudante, você começa uma nova jornada na sua vida! Agora surgirão outras responsabilidades! E da sua parte, deve haver prioridades!

Entenda que prioridades não é deixar a igreja de lado, sair de todos os grupos, não ter mais nenhuma responsabilidade… Nada disso! Pelo amor de Deus! Tenha discernimento espiritual para entender bem o que eu estou falando! Ter prioridades é primeiro entender que agora você nem pode mais ser aquela obreira “pau para toda obra” (pelo menos por enquanto), até porque, como você seria se agora não pode mais estar na igreja 24h por dia? E isso te faz menos de Deus? Te faz não ter mais o Espírito Santo? Isso te impede de ser usada por Deus? Te impede de ter experiências extraordinárias com Ele? Te impede de receber o Espírito Santo? Te impede de ganhar almas? Claro que não!! Obvio que não!! Não é o lugar que dita se Deus é contigo, amiga… É o seu nível espiritual que dita! E isso, não tem nada, absolutamente NADA a ver com a quantidade de vezes que você vai a igreja ou coloca o seu uniforme. Tem a ver com a qualidade das suas orações, com a sua entrega e dependência de Deus em uma fase que só quem passa sabe como é!

Vou te dar um exemplo bíblico para te provar que isso o que eu estou falando não é coisa da minha cabeça, ok?

Se lembra de Davi? Sim sim… Aquele rapazinho que sempre falo por aqui! Pois então, você por um acaso se lembra da história dele de quando ele era bem novinho, e ainda vivia na casa de seus pais? Pois é. Davi, diferente dos seus irmãos, não ia para a guerra e  nem colocava uma farda para salvar vidas. Davi tinha outra responsabilidade, ele era pastor de ovelhas. Era o seu trabalho. Ele acordava cedo, tinha que cuidar das suas ovelhas, pastoreá-las, alimenta-las, cuidar do local onde elas andavam para não feri-las… Davi era um rapaz muito corajoso! Apesar de não ir com o propósito de matar ninguém no meio do caminho, ele era destemido caso precisasse fazer isso em proteção de suas ovelhas. Ele dava alimento para as ovelhas… Enfim! Você deve imaginar o trabalhão que ele tinha, né? Sem contar a paciência!

Mas por que Davi não ia para a guerra como os seus irmãos? Por que ele podia ir para o acampamento onde seus três irmãos estavam só para levar-lhes alimento, mas não podia também ser contado para guerrear? Será que ele ficava de pernas para o ar? Será que ele preferia ficar comendo e dormindo o dia inteiro? Será que ele ficava assistindo netflix? Ou será que ficava horas no facebook ou no instagram fazendo stories a tarde toda… Hein? Claro que não! E se você não sabe, Davi, além de ser pastor de ovelhas, nesse momento ele tinha outro emprego! Sim, senhoras e senhores! Davi tinha dois empregos!! Além de pastor, ele também trabalhava para o rei Saul, ele era o seu escudeiro. Tocava harpa para o rei quando ele ficava possuído por espíritos malignos. Mas Davi não estava na guerra… Ninguém dava moral para ele… Ninguém acreditava que aquele “trabalho” podia leva-lo a ser alguém na vida ou alguém que o Deus de Israel podia contar tanto quanto aqueles que estavam lutando no exército… Poxa, será que vemos aqui alguma semelhança com a sua vida, ou é impressão minha?

Você tem cuidado de ovelhas;

Talvez ninguém te entenda ou as pessoas não acham que o que você tem feito é tão importante assim quanto o que as pessoas que podem ficar o dia inteiro na igreja fazem;

Assim como Davi, talvez você não seja lembrado;

Talvez você tenha dupla jornada, assim como Davi tinha dois empregos!

Davi era o menor e só servia para cuidar de ovelhas, cheirar cocô de ovelha e andar sujo cheio de terra pelos cantos… Talvez  você seja o menor da sua sala, da sua faculdade, da sua casa… Talvez você tenha “cheiro” de livros, de estudos, de cansaço…

Mas sabe amiga (o), olha só onde Davi chegou! Não foi fácil também para ele chegar ao cargo de rei de Israel… Imagino que ele tenha passado por muitas guerras! Internas, principalmente! Mas a vida dele estava sendo guiada por Deus! Ele teve coragem, sabe? Estava disposto a ser diferente dos outros! Teve que ouvir que era pequeno, que era moleque, que não era capaz… Teve que ouvir que estava perdendo tempo indo contra aquele gigante filisteu… Teve que ouvir tanta coisa! Aturar tanta coisa! Perdoar tanto desprezo! Da própria família!! Mas também todos tiveram que reconhecer que Deus estava com ele. E assim será com você também… Mas será você tem essa personalidade que Davi tinha? Você tem essa comunhão com Deus que Davi tinha? Que mesmo lá no cantinho dele, junto com as suas ovelhas, lá no campo onde ninguém estava nem aí para ele… Ele tinha vida com Deus. E Deus estava observando Davi!

Sério! Você tem noção do que é isso? DEUS estar te observando! Gente, tem o mundo todo para Deus observar e Ele esta olhando para quem? Para você! Deus podia estar contemplando tudo o que Ele mesmo criou, mas Ele fica olhando para o que? Para você! Sabe lá o que é isso!! É muito forte! Sério! Quando começo a meditar sobre isso, eu fico até emocionada!! De verdade! Olha só como Deus é simples! Olha só como o que realmente mexe com Deus não é o que fazemos e sim o que somos para Ele!!! Eu fico aqui pensando com os meus botões: “Meu Deus!!! Me ensina a ser como Davi! Ele atraiu os Seus olhos! Ele Te fez admira-lo ao ponto de Te tocar para ungi-lo a ser Rei do povo que o Senhor escolheu! Eu quero ser como Davi! Quero tocar a Deus como Davi tocou!”. É muito confortante saber que creio em um Deus que não me mede ou me avalia de acordo com o quanto faço para Ele, e sim de como faço e do que sou para Ele…

Tenha essa tranquilidade amiga (o)… Deus tem te observado…

Vá construindo a sua vida e deixe que Deus vai abrindo as portas para você! Não se desespere em querer mostrar para o seu pastor que você é a mesma, que ele pode contar com você… Amiga, você não é a mesma! Amigo, você não é o mesmo! ACEITE isso de uma vez por todas!!! Há tempo para tudo e isso é bíblico! Agora, você tem que cuidar das suas ovelhas. É necessário! Para que o próprio Deus possa futuramente te ungir a ser rei, a ser rainha, de Israel!

Davi, apesar de querer muito, não podia ir para o exercito como os seus irmãos… Ele tinha que ficar em casa, cuidando das ovelhas… Mas mesmo ali, Davi tinha sua vida com Deus, ele fazia a “obra” com o que tinha nas mãos…

O mesmo acontece conosco. Muitas vezes queremos ir para a guerra, mas não podemos! Por que? Porque ficamos dormindo? De pernas para o ar? Não! Mil vezes não! É porque temos “milhões de ovelhas para cuidar em casa!!” E isso nos faz menos de Deus? Isso é desculpa para deixarmos nossa fé de lado ou vida espiritual de lado? Não!

Muitas vezes passa a semana e eu só vou a igreja no fim de semana e por vezes só no domingo! Mas JAMAIS deixo minha vida com Deus de lado! Mas SEMPRE que posso vou a igreja… Mesmo que no próximo dia seja mais sacrificante para mim! Quantas vezes optei pela igreja mas tive que ficar a madrugada estudando… São escolhas! Não estou falando para fazer isso e nem falando para não fazer! Só estou te mostrando que não podemos ficar nos culpando pelas decisões que tomamos 🙂 Olha só:
– Hoje não vou a igreja. Tenho que estudar! Amem!! Vou ter meu momento com  Deus por aqui mesmo… Deus me conhece a sabe que não sou desleixada com minha vida espiritual.

– Hoje vou a igreja. Tenho prova amanhã. Bom, terei que passar a madrugada estudando! São escolhas! Não vou reclamar! Ninguém me obriga ir ou ficar… A escolha é minha!

Consegue entender?

É possível conciliar… Agora você já sabe disso 😉

Deus te de sabedoria!

Um super abraço de urso!!

Quel Delatorre

Instagram

Facebook

Anúncios

18 comentários sobre “Como conciliar os Estudos com a Obra de Deus?

  1. Amém Quel, Deus me dê sabedoria! Amei essa mensagem de hj, e o que mais me tocou foi :”Vá construindo a sua vida e deixe que Deus vai abrindo as portas para você!” Amém, mil vezes amém.
    Beijos e abraços fofinhos de amiga mesmo, que Deus te abençoe!

    Curtir

  2. Oi Quel que post mara!
    Amei… por muito tempo atrasei minha graduação por causa disso. Por achar que não teria mais tempo de ir na igreja de está lá fazendo a obra de Deus, Mais a obra de Deus somos nós, o que somos pra Ele.
    Esse post me ajudou muito e vou começar a estudar 😍

    Curtir

  3. Sabe Quel, hoje mais uma vez você me tocou, ou melhor, Deus me tocou através de sua reflexão.
    Sou mestranda, o mestrado tem duração de 2 anos, podendo ser prorrogado por seis meses. Eu já estou no final nesse prazo da prorrogação, ou melhor, tenho que defender até setembro e concluir o trabalho até agosto. Ou seja, tenho apenas um mês para escrita e conclusão do trabalho. Sempre fui de fazer muitas atividades, queria fazer tudo, dar conta de tudo e quando entrei no mestrado minha postura não mudou. Não entendia que era um novo tempo para mim e que devia priorizar essa etapa de estudo. Não que não estudava, evidente que não, mas estudava e fazia muitas outras atividades, inclusive algumas bem “fúteis” por assim dizer, como continuar acessando redes sociais; acompanhando novelas, participar de todo evento que os outros promoviam só para não ficar de fora e até assumia novas responsabilidades com a intenção de continuar me sentido integrada, em síntese queria ser a mulher maravilha. Enfim, resumindo a história, resta-me um mês para concluir o trabalho e estou totalmente sobrecarregada com muitas demandas. Tive uma postura totalmente contrária a de Davi, não priorizei em nenhum momento, fui instável. Dá para dizer que era de certa forma a Marta, aquela irmã de Maria, que mesmo podendo contar com a presença de Jesus, não se ocupava do essencial, do mais importante e queria dar conta de tudo.
    Queria desabafar um pouco sobre esse momento de apuros que estou vivendo e que eu mesma plantei. De qualquer forma, mantenho-me firme e confiante, na certeza que ao final vou vencer e terei aprendido com tudo isso. E nas próximas experiências sairei-me melhor, sem tantos erros.

    Curtir

  4. Acho que muitos de nós passa ou vai passar por esses conflitos. Também passo por isso. Há algum tempo atrás não tinha as responsabilidades que tenho hoje e com isso tive que me privar de muitas coisas no Fju e na igreja e passei por sérios problemas com pessoa que não entendiam. E quanto a nós os “lindezos” pode nos chamar de estudantes blindados que já ta de bom tamanho! #EstudanteBlindado

    Curtir

  5. Nossa Quel, Deus falou comigo atraves desse post. Minha vida na igreja mudou muito (vc nem imagina) depois de fazer faculdade e casar e tudo que voce escreveu eu tenho certeza que foi o proprio Espirito Santo falando comigo, principalmente nessa parte “Muitas vezes queremos ir para a guerra, mas não podemos! Por que? Porque ficamos dormindo? De pernas para o ar? Não! Mil vezes não! É porque temos “milhões de ovelhas para cuidar em casa!!” E isso nos faz menos de Deus? Isso é desculpa para deixarmos nossa fé de lado ou vida espiritual de lado? Não!”

    Obrigada por tudo Quel, Deus te abençoe grandemente!

    Curtir

  6. Olá Quel! Já li todos os seus posts aqui do blog, já li e pesquisei muito sobre conciliar a obra com os estudos. Mas dessa vez, foi diferente! Eu tive que ”tomar muito na cara” pra aprender. E agora que li esse post, minha visão se abriu de verdade! Deus falou comigo! Eu vi que esse tempo todo, eu necessitava amadurecer. E foi isso que você falou, as escolhas somos nós que fazemos! Porque quero mostrar que continuo sendo de Deus? Porque quero provar que posso servir como antes mesmo estudando? PORQUE? Não, eu não tenho! Deus sabe o que se passa dentro de mim! Ele vai me recompensar e não as pessoas! E isso me basta! Vivemos cada dia em função de mostrar isso ou aquilo pro homem! CHEGA! Deus esta exigindo de mim maturidade, tudo tem o tempo determinado, porque antecipar as coisas? Porque querer dar um passo maior que a perna? OBRIGADA QUEL, pela infinita paciência com a gente!!! Por sempre voltar aqui, pra deixar ser usada por Deus e nos orientar!
    Vamos arrebentar!

    Curtir

  7. Olá, Quel!
    De fato, no 3º ano da faculdade, mas essas guerras e conflitos me acompanhavam desde o ensino médio, mais profundo na universidade, quando mudei de cidade e moro sozinho.
    Mas é muito bom sentar e estudar, passar madrugas estudantes e trabalhos a fazer, claro que é cansativo e chato, porém o faço para Deus. Pois, eu absorvendo aquilo, os conhecimentos, alem desses aprendizados e experiências conflituosas que ocorrem, eu tenho mais para dar mais. Maior amadurecimento para passar mais e fazer melhor na Obra, também. Mesmo que o meu tempo presente seja pequeno (em relação a outros), eu posso dar mais de mim e com maior qualidade, creio eu, se assim eu manter a disciplina e o relacionamento com Deus.
    Excelente o post, bem o que eu tenho discutido e meditado nas últimas semanas, e buscado a passar com ajuda de outros amigos (tanto dentro da faculdade como na igreja).

    Curtido por 1 pessoa

  8. Essa mensagem abriu minha visão. Quando minha mãe morreu fiquei 2 anos sem ir a igreja, porque minha mãe era divorciada do meu pai que morava em outro Estado. Então ele veio tomar conta de mim e me proibiu de ir a igreja nesse período. Mesmo assim não deixei de manter a minha fé. Cheguei a uma conclusão depois de ler essa mensagem: nunca devemos comparar a nossa fé com a de ninguém, temos que ter nossa própria fé baseada na Palavra de Deus. Deus nos deu a faculdade, por isso é necessário dedicar o tempo devido aos estudos, nunca deixando a comunhão com Deus de lado. Um forte abraço e que Deus continue abençoando esse blog.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Ahhhh Quel muito obrigada por esse post maravilindoo😍 me ajudou a abrir minha mente e entender que não dá pra ser a mesma (24 horas na igreja) como antes, mas o mais importante é a vida pessoal com DEUS. Abraçãooo de urso🐼🐻

    Curtir

  10. Boa Tarde Quel

    Tenho passado por isso, mas não em relação aos estudos e sim a minha saúde.
    Tive que optar entre emagrecer e fazer a obra de Deus.
    Hoje por questões de saúde precisei me afastar da obra, porém isso não me impede de orar pelo povo, isso não me impede de evangelizar, isso não me impede de orar por aqueles que estão na “ativa” na obra de Deus, se AGORA não posso estar lá em corpo presente kkkkk, vou em espirito procurando dar “suporte espiritual” aqueles que estão lá fisicamente.

    A obra de Deus é sublime, um privilégio inigualável estar nela, porém preciso estar bem, preciso estar 100% para dar ao povo mais do que a minha presença física.

    Curtir

  11. Boa Tarde Quel

    Tenho passado por isso, mas não em relação aos estudos e sim a minha saúde. Tive que optar entre emagrecer e fazer a obra de Deus. Hoje por questões de saúde precisei me afastar da obra, porém isso não me impede de orar pelo povo, isso não me impede de evangelizar, isso não me impede de orar por aqueles que estão na “ativa” na obra de Deus, se AGORA não posso estar lá em corpo presente kkkkk, vou em espirito procurando dar “suporte espiritual” aqueles que estão lá fisicamente.

    A obra de Deus é sublime, um privilégio inigualável estar nela, porém preciso estar bem, preciso estar 100% para dar ao povo mais do que a minha presença física.

    Abraço de uma ursa ainda fofinha kkkkk

    Curtir

  12. Olá Obr Quel ☺️
    Tudo bem com a senhora?
    Então gostaria de tirar uma dúvida com a senhora, sobre a faculdade…

    É o seguinte, sou cristã tbm, batizada com o Espírito Santo ♥️e percebi uma coisa estes tempos… sabe como a senhora disse, temos sempre que manter a nossa comunhão com Deus em qualquer lugar, mas percebo que na faculdade eu faço isso, às vezes é difícil viver em volta de tantos incrédulos, e a minha dificuldade é, eu dou o meu melhor, quero ganhar a almas das minhas colegas, mas às vezes é tão difícil… porque quando sou bem correta as pessoas percebem, mas quando brinco de mais, às vezes tenho que vigiar para não sair do Espírito…
    como ser uma cristã que se dedique aos estudo, tenha opinião, que ganhe almas, mas ao mesmo tempo sem exagerar sendo religiosa de mais ou brincar de mais até quase sair do Espírito?
    Por que as vezes brinco e dps vejo que brinquei sem pensar…
    Graças a Deus q não foi nada além,mas vejo-me q tenho q vigiar …

    Sabe ano aconteceu algo na faculdade que mexeu muito comigo… uma colega minha morreu, e sabe mexeu comigo pq eu não falei do Senhor Jesus para ela, cheguei até fazer um trabalho com ela… e foi algo q me fez refletir…
    Quero ganhar a almas de todos, mas sem ser bitolada…

    Bom Aguardo a resposta, assim que a senhora poder ☺️♥️

    Beijos e abraços de 🐻🐼Da sua amiga q faz secretariado executivo bilíngue rsrs (não sei se lembra, mas nos encontramos no encontro dos universitários rs ☺️)

    😘💕

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s