O que os dois jejuns que Daniel fez podem nos ensinar?

Estamos no Jejum de Daniel e a saudade de vocês lá pelas nossas redes sociais já está enorme! Rsrs 

Aí muitos devem estar se perguntando: “Mas Quel, uma coisa que eu nunca entendi é por que o nome Jejum de Daniel se o Jejum que Daniel fez nem foi esse que estamos fazendo! Por que então não fazemos jus ao nome desse jejum e ficamos sem comer carne por um período ao invés de ficar sem as redes sociais por 21 dias? E outra, por que 21 dias?” Então, em parte você tem razão! Mas algo que talvez você não saiba é que Daniel não fez apenas esse jejum que você está pensando… “OI? Sério, Quel? Então quer dizer que Daniel fez mais de um jejum?” Sim! Exatamente 😉 A questão é que usamos Daniel como tema desse jejum porque na época em que ele fez esse propósito, ele fez porque não queria se contaminar com as iguarias que o rei lhe havia proposto para comer (esse foi o primeiro jejum que a Bíblia relata que Daniel fez). A fé de Daniel não aprovava tal ato, já que provavelmente ele não sabia a procedência das carnes e do vinho. Ele preferiu ficar com os legumes e a água para beber. Nessa atitude que Daniel e seus três amigos tiveram (leia o livro de Daniel, capítulo 1), eles mostraram que não compartilhariam da mesma “fonte” de sabedoria e força que os demais rapazes que seriam alimentados com as iguarias do rei compartilhavam… O tempo passou e após um período de três anos todos os rapazes foram diante do rei e Daniel e seus três amigos mostraram-se muito mais fortes, sadios e sábios que os demais homens! Eles então foram chamados para trabalhar no palácio do rei Nabucodonosor. E esse foi o primeiro jejum de Daniel que a Bíblia relata.

O segundo jejum é relatado lá no capítulo 10, que é exatamente o tema em que estamos vivendo nesse período de 21 dias. “Por que 21 dias, Quel?” Porque por 21 dias, Daniel decidiu jejuar para buscar favor, sabedoria e entendimento da parte de Deus. Obviamente que Daniel não teve que abdicar do facebook, do Instagram, das séries… Até porque isso nem existia naquela época! Mas olha só o que a Palavra do nosso Deus diz em relação ao que Daniel teve que sacrificar: 

“Naqueles dias eu, Daniel, estive triste por três semanas. Alimento desejável não comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas.” (Daniel 10:2-3)

Muitas coisas interessantes podemos tirar desses dois versículos… Olha só a importância de meditarmos na Palavra de Deus com tempo e concentração:

Daniel estava triste. Acho interessante meditarmos sobre isso porque hoje em dia tenho a impressão que é praticamente uma heresia um cristão ter o direito de ficar triste. O erro não é estar triste… O erro é aceitar com que a situação que te deixou triste continue te deixando triste eternamente. Consegue entender a diferença? Daniel estava triste. Ok. Mas ele não aceitou ficar triste para sempre… Não aceitou a “peninha” das pessoas e muito menos a “peninha” de Deus! De forma inteligente ele decidiu chamar a atenção de Deus de alguma forma… E se você continuar lendo a história de Daniel você verá que ele conseguiu isso. Porque ele ficou sem comer? Porque ele ficou sem se ungir com ungüento? Não!!! Não foi por simplesmente isso! Deus o honrou porque ele sacrificou! E isso explica o por que não fazemos 21 dias sem carne, sem vinho e sem perfume. Porque isso, provavelmente, não é tão sacrificante para você como o Instagram, o facebook, os likes, o se envolver na vida alheia, as séries, as novelas… Enfim! Sua carne e seu vinho são as redes sociais… Entende? E se não for, veja o que é sacrifício para você! Será que não é uma mágoa? Será que não é descer do salto e conhecer seus erros? Será que não é pedir perdão? Será que não é fazer seu batismo nas águas valer? Sacrifique! Eu mesma confesso que sou muito ligada nas redes sociais! Nem tanto em acompanhar a vida alheia, mas principalmente por querer estar envolvida com vocês, com nossa família EB, novidades que quero contar para vocês… Enfim! Mas também preciso desse tempo! Preciso ter o que passar… “Mas Quel, você ainda não é batizada com o Espírito Santo?” Sou!! Há quase dez anos! Mas nem por isso me acho no direito de negligenciar esse cuidado que Deus tem conosco… Há momento que é necessário puxar o freio de mão. E outra, o que vou falar para você se eu não vivo o que prego? Hein!? 

Daniel obteve o favor de Deus. Mas ele sacrificou. Concentrou a sua fé. 

Você quer obter o favor de Deus. Mas… Você tem sacrificado? E concentrado a sua fé?

Medite no livro de Daniel por esses dias… Realmente viva esse propósito!

Deus abençoe a sua vida!

Quel

Anúncios

6 comentários sobre “O que os dois jejuns que Daniel fez podem nos ensinar?

  1. Realmente, Quel, o Jejum de Daniel é uma época especial, independente se é ou não batizado com o Espírito Santo. Infelizmente, eu também sou muito ligada em redes sociais, se deixar o tempo passa que eu nem vejo por estar ligada nelas. Mas decidi que nesse Jejum faria o meu melhor e em menos de uma semana já vejo a diferença, vejo Deus falando comigo e vejo que não preciso tanto de tanto tempo em redes sociais.

    Que aprendamos mais e mais com Daniel, o primeiro Estudante Blindado da Bíblia 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  2. Quel, no primeiro dia do jejum d Daniel eu entrei no site da caixa de promessas, da IURD. Acredita q saiu esse versículo:
    “Eu te darei resposta,a ti e aos teus amigos contigo.”Salmos 31,24.
    Achei muito forte!E penso q os amigos são as outras pessoas q estão no jejum.Bjos!

    Curtir

  3. OBRIGADA QUEL, POR SER INSTRUMENTO DE DEUS PARA AJUDAR PESSOAS, SUA MEDITAÇÃO É UM ALIMENTO PARA MEU ESPIRITO, LI EM ALGUM LUGAR, NÃO SEI SE FOI VOCÊ QUEM ESCREVEU, “EM PEDIR A DEUS TODOS OS DIAS PARA SER BENÇÃO PELO MENOS NA VIDA DE UMA PESSOA POR DIA, PELO MENOS UMA. EU FIZ ISSO E TIVE UMA EXPERIENCIA MARAVILHOSA EM PODER AJUDAR, FALAR COM AUTORIDADE E COM CERTEZA DO PODER DE DEUS, DA CURA DO MILAGRE QUE ELE ESTA FAZENDO EM MIM E COM CERTEZA IRIA FAZER NA VIDA DA PESSOA QUE ESTAVA ME PEDINDO AJUDA. EU DISSE A ELA QUE DEUS NÃO QUERIA SÓ CURAR O FILHO DELA, MAS ELE QUERIA MUDAR TUDO, CURAR TUDO, FAZER NOVA HISTÓRIA NA VIDA TODA DELA, ALELUIA, DEUS É SEMPRE LINDO!!!!!!!!! BJS E UM ABRAÇO DE URSO EDNA

    Curtido por 1 pessoa

  4. Verdade! Só acrescentar que realmente a “carne” nos dias de hoje, o que nos tem contaminado não é a carne (alimento), mas nossa carne, nossas vontades. Muitas vezes nossa carne é quem tem prevalecido e nos impede de recebe-lO. Por isso a importância de deixar tudo neste Jejum. O que tem contaminado nossa fé, muitas vezes impedido de ouvir a Deus, distraído é o mundo, por isso nesse jejum é deixar tudo isso de lado.
    Na fé.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s